28 de dezembro de 2004 - 07:19

BB faz levantamento sobre perdas na lavoura de soja

Os técnicos da agência de agro negócios do Banco do Brasil em Dourados, concluíram ontem um levantamento preliminar e estimativo do prejuízo causado pela chuva de granizo que caiu na semana passado sobre a região de Dourados, Maracaju, Itaporã e Laguna Caarapã. Pelos levantamentos cerca de 5 mil hectares de lavoura deve ter sido prejudicadas.

Para Gilberto Bernardi, assistente técnico do Banco do Brasil, que é uma das principais fontes de empréstimos para agro negócios, a perda da lavoura representa até o momento 3% da safra.

Para Gilberto, se for levada em consideração a expectativa de uma super-safra, as perdas não serão tão significativas, se for analisada a situação apenas dos produtores que em alguns casos perderam tudo que plantaram as perdas são grandes. “Para quem teve toda a área cultivada atingida isso é uma catástrofe, porém quando olhamos em um horizonte mais amplo, podemos perceber que as perdas não foram tão expressivas quanto se pensava antes", concluiu Gilberto.

Muitos agricultores financiam suas safras, sendo que alguns deles fazem seguros contra perdas por fenômenos da natureza e outros não, no caso de quem não assegurou a safra, terá que quitar o financiamento primeiro e depois fazer um outro para replantar a área perdida.

Para quem não tem seguro e não colherá o suficiente para quitar a divida com o banco, será feito um estudo para prorrogar a divida frente a essas adversidades, porem este estudo é individual.

 

 

Dourados News