28 de dezembro de 2004 - 07:07

Mortos em terremoto na Ásia passam de 30 mil

O número de mortes provocadas pelo terremoto e posteriores maremotos no sudeste da Ásia, além da Somália, na África, já supera os 30 mil. Há levantamentos, porém, que já mencionam a cifra de 48,6 mil.

Leia abaixo o balanço detalhado:

Sri Lanka: cerca de 12 mil mortos, a maioria nas regiões orientais.

Índia: o número de mortos está em 9.396, segundo a agência PTI. A cifra inclui as cinco mil vítimas nas ilhas de Andaman e Nicobar, no golfo de Bengala.

Indonésia: segundo o Ministério da Saúde, 7.912 pessoas morreram, todas elas na ilha de Sumatra, o epicentro da tragédia. A cifra se reparte entre as 4.912 vítimas mortais dessa ilha e as três mil falecidas só em Banda Aceh, capital da província de Aceh. No entanto, o vice-presidente da Indonésia, Yusuf Kalla, informou à agência estatal Antara que o número de mortes no arquipélago pode chegar a 25 mil.

Tailândia: de acordo com o Ministério do Interior, 990 pessoas morreram, dos quais cerca de 700 são turistas estrangeiros. Da mesma forma que na vizinha Tailândia, estão cifras são consideradas moderadas pelo próprio Governo que calculou que o total de mortos pode chegar a dois mil.

Malásia: 60 mortos, 43 dos quais morreram na ilha de Penang, 350 quilômetros ao nordeste de Kuala Lumpur.

Maldivas: segundo a Cruz Vermelha, 43 mortos.

Bangladesh: um homem e seu filho morreram no naufrágio de um barco de turistas, segundo responsáveis locais.

Mianmar: Pelo menos 65 pessoas teriam morrido.

Somália: 38 pessoas morreram no país africano.

Terra Redação