15 de julho de 2004 - 13:04

Rio Brilhante capacita agricultor na bovinocultura leiteira

 

Desde o dia 05 de julho 120 agricultores familiares dos assentamentos Taquara, Triangulo, São Judas e Fortuna, de Rio Brilhante, estão participando de cursos de Princípios Básicos em Bovinocultura Leiteira. A capacitação foi realizada com recursos provenientes do Pronaf -Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar.

Os cursos, que deverão ser concluídos até o final de julho, estão sendo ministrados nos próprios assentamentos, por instrutores  técnicos que já atuam no município pelo Idaterra e Secretaria  de Desenvolvimento da Prefeitura Municipal.

Os assuntos abordados são manejo dos animais, manejo sanitário preventivo, alimentação animal e manejo de pastagens. A metodologia utilizada consta de exposição na forma de palestras, vídeos, discussões em grupos e visita a propriedades que já contam com resfriadores de leite para aulas práticas e troca de experiências entre os agricultores.

Estes assentamentos foram recentemente beneficiados com a instalação de quatro tanques resfriadores de leite adquiridos com recursos do Pronaf através do Projeto Regional de Desenvolvimento da Bacia Leiteira promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Territorial do Ministério de Desenvolvimento Agrário que, no município, conta com o apoio da Prefeitura, Idaterra e CMDR.

O secretário de Desenvolvimento, Natal José Marchioro destacou que a administração municipal tem uma grande preocupação em fazer com que a agricultura de produção familiar se torne sustentável. “Agora com estes resfriadores, é importante que os produtores estejam capacitados para trabalharem da maneira certa, com mais conhecimento visando obter um leite de melhor qualidade e maior quantidade”, afirmou Marchioro.

Outros cinco resfriadores estão em processo de licitação, adquiridos com recursos viabilizados por emenda parlamentar do deputado federal João Grandão e  dentro de alguns dias deverão ser também instalados beneficiando os produtores dos assentamentos Margarida Alves, Fortuna II, São Judas e dois no Silvio Rodrigues os quais também receberão capacitação.

 

Dourados News