27 de dezembro de 2004 - 13:17

Venda do comércio no Brasil sobem 16,1% no Natal, diz Serasa

O Indicador Serasa do Nível de Atividade do Comércio apurou, em todo o Brasil, um crescimento de 16% nas vendas à vista e de 16,5% nas vendas a prazo, no período de 13 a 24 de dezembro, em relação ao mesmo período de 2003. As vendas totais (à vista + a prazo) subiram 16,1% na mesma base de comparação.

De acordo com os técnicos da Serasa, esses dados reforçam as expectativas de vendas melhores do comércio no Natal de 2004 em relação às vendas do ano passado, por causa da retomada da atividade econômica que possibilitou o crescimento do número de pessoas empregadas, tornando-as mais predispostas para a aquisição de bens, tanto à vista, quanto a prazo.

Porém, a menor disponibilidade da renda do consumidor por causa dos reajustes das tarifas públicas e a recente elevação das taxas de juros no crédito pessoal, são os fatores que acabam impedindo um melhor desempenho do comércio.

De 1º a 24 de dezembro as vendas cresceram 12%, em relação a igual período de 2003, que registrou aumento de 16,5% quando comparado com 2002, que foi um ano de base fraca em função do menor crescimento econômico.

O Indicador Serasa do Nível de Atividade do Comércio tem como base uma amostra das consultas realizadas às suas soluções de apoio à decisão de crédito e negócios em geral. A Serasa recebe 3 milhões de consultas/ dia feitas por todos os segmentos da economia, em todo o território nacional.

 

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