15 de julho de 2004 - 10:10

Ponta Porã vai sediar o XV FEGAMS

Na próxima semana acontece encontro da cultura gaúcha Atividades culturais, artísticas, campeiras e esportivas estão programadas para a festa que marca o maior encontro da cultura gaúcha no Estado. É o 15º Festival Gaúcho de Tradição e Folclore do Mato Grosso do Sul (Fegams), que acontece no período de 22 à 25 de Julho de 2004, no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Querência da Saudade, na cidade de Ponta Porã/MS. Paralelo ao festival, acontece o concurso de Prendas e Peões Guaicurus, onde se elegem as primeiras prendas e os peões que representarão o estado em festivais nacionais e internacionais.
Serão 89 provas disputadas pelos 15 CTG’s do Estado nas modalidades artísticas (danças, músicas, poesias, trovas, causos, etc.), campeiras (lides do campo) e esportivas (bocha, tava ou jogo do osso, truco, etc.). De acordo com Cleci Cherin, Diretora do Departamento Cultural do CTG Querência da Saudade, o tema da edição desse Fegams é “Mulher Gaúcha: Heroína dos Tempos”, que representa uma homenagem à mulher gaúcha, para mostrar todo o t rabalho e assim o reconhecimento do que a mulher vem fazendo desde antigamente, quando elas guerreavam nas revoluções do Rio Grande do Sul.
O Presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho do Mato Grosso do Sul (MTG/MS), Ermeto Lazareetti, diz que “os gaúchos radicados neste Estado vão estar se integrando no festival, onde o mais importante não são as competições das provas, mas sim a preservação e o culto a tradição gaúcha”.
O evento acontece anualmente e reúne todos os CTG’s do Mato Grosso do Sul. Os campeões dessa edição do Fegams vão representar o Estado no 8º Festival Nacional de Arte e Tradição Gaúcha (Fenart), que vai ser realizado entre os dias 27 à 30 de Janeiro de 2005, na cidade Santiago do Boqueirão, no Rio Grande do Sul. Esse festival é organizado pela entidade máxima do tradicionalismo gaúcho - a Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha (CBTG) e reúne todos os CTG’s do país.
Segundo informou o Dourados News a organização do Fegams, o CTG Querência da Saudade está preparado para receber cinco mil pessoas em sua sede, entre tradicionalistas, participantes e visitantes, com uma estrutura que contém restaurantes, mercado, farmácia, ambulatório, distribuição de bebidas, açougue, área de camping, banheiros e casas de expositores.