23 de dezembro de 2004 - 15:39

Murilo quer que BB libere verba para amenizar prejuízo

O deputado federal Murilo Zauith (PFL-MS) fez um apelo para que o Banco do Brasil (BB) libere verbas emergências para fazer frente aos prejuízos provocados por uma chuva de granizo, ontem, que destruiu plantações de soja. Maracaju, Dourados e Amambai foram afetados pelo temporal.

"É preciso que o governo federal dê um socorro financeiro para os nossos agricultores neste momento de adversidade, principalmente se levarmos em conta que o repasse da União para os estados tem sido reduzido nos quase dois anos do governo Lula, o que vem sacrificando o produtor nacional", conclamou Murilo.

Um temporal, com chuvas fortes de granizo e ventos de até 80 quilômetros por hora, que durou apenas quinze minutos, alagou Dourados, Maracaju e Amambai e destruiu lavouras de soja. O prejuízo é estimado em quinhentos mil dólares. Somente em Dourados, os produtores da região calculam que perderam mil hectares de soja.

Os pés de soja ainda frágeis não resistiram à força do gelo e os talos das plantas foram todos cortados pela chuva de granizo.

 

 

Fátima News