23 de dezembro de 2004 - 09:03

Agência da Sanitária investiga foco de febre aftosa em MS

A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal de Mato Grosso do Sul (Iagro) está investigando uma suspeita de foco de febre aftosa que teria infectado 55 cabeças de gado em uma fazenda no município de Paranhos, na fronteira com o Paraguai.

De acordo com a Folha de S. Paulo, a fazenda foi interditada, mas o nome do seu proprietário não foi divulgado. O secretário estadual da Produção e do Turismo de Mato Grosso do Sul, Dagoberto Nogueira, afirmou "haver indícios" de que o gado veio do Paraguai.

O governo do Mato Grosso do Sul acredita que a suspeita não irá se comprovar, e que a denúncia foi "plantada", porque o Estado havia feito uma acusação sobre um suposto foco no Paraguai, informa o jornal.

Fiscais visitaram a propriedade na fazenda no dia 2 deste mês. Segundo a gerente de Defesa e Inspeção Sanitária Animal de Mato Grosso do Sul, Gladys Rachel, os animais não apresentavam sintomas da doença. O resultado de um exame no sangue dos animais deu deu positivo para 28 deles. O gado foi vacinado contra a aftosa em 29 de novembro, durante fiscalização da Iagro, e os exames mostram anticorpos contra a doença, diz a gerente.

Os animais foram identificados com brincos e estão confinados. O último caso de aftosa em Estado ocorreu em 1999.
 
MS Notícias