22 de dezembro de 2004 - 08:21

Governadores ameaçam impedir votação do Orçamento

Os governadores ameaçam obstruir a votação dos dez relatórios setoriais sobre o Orçamento 2005, cujo início está prevista para a manhã de hoje, como forma de pressão pelo aumento das compensações aos estados pelas perdas provocadas com a desoneração das exportações (Lei Kandir).

Eles alegam que a perda será de R$ 9,1 bilhões e reivindicam aos parlamentares da Comissão Mista de Orçamento a inclusão desses recursos na proposta orçamentária.

O relator-geral do Orçamento, senador Romero Jucá (PMDB-RR), alega que só dispõe de R$ 4,3 bilhões para cobrir as perdas dos estados. Os governadores não aceitam o argumento e já contam com o apoio do PSDB, PFL e PMDB para obstruir as votações na Comissão Mista. "Se eles mandarem votar, a gente vota", disse o vice-líder do PSDB, deputado Alberto Goldman (SP).

Amanhã, os governadores têm reunião marcada com o relator para negociar uma solução para o impasse em torno da Lei Kandir. Eles também se encontrarão com integrantes da equipe econômica do Governo. As informações são da Agência Câmara.

 

 

Agência Brasil