21 de dezembro de 2004 - 14:05

Ataque contra base dos EUA mata 22 pessoas

Uma base norte-americana perto da cidade de Mossul, no norte do Iraque, foi atingida hoje por várias explosões. Segundo o Pentágono, o ataque matou 22 pessoas e feriu 51.

O grupo militante iraquiano Ansar Al-Sunna assumiu a autoria do ataque em comunicado em site. Segundo a nota, o grupo, ativo na insurgência contra o governo apoiado pelos EUA e contra forças norte-americanas, tinha como alvo uma cantina usada por militares dos EUA em uma base na cidade ao norte do Iraque.

Entre as vítimas, estão militares americanos e iraquianos, além de civis iraquianos. Os morteiros atingiram o refeitório na hora do almoço.

Um porta-voz militar dos EUA informou que a causa da explosão está sendo investigada. O incidente ocorreu horas depois do primeiro-ministro britânico, Tony Blair, chegar a Bagdá em sua primeira visita ao Iraque.

Mossul é a terceira maior cidade do Iraque e tem sido palco de violência nas últimas semanas, desde que insurgentes sunitas entraram em confronto com forças policiais em novembro.

 

Terra Redação