21 de dezembro de 2004 - 10:19

Tony Blair faz visita surpresa ao Iraque

O primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair, chegou hoje ao Iraque em uma visita inesperada. Blair foi recebido no Aeroporto de Bagdá por seu colega iraquiano, Iyad Allawi, em sua primeira visita ao país. Ao chegar, Blair reiterou o compromisso de seu país com a democracia no Iraque, ocasião em que também frisou que as eleições no Iraque acontecerão no dia 30 de janeiro.

A visita de Blair tem o objetivo de mostrar o apoio do Reino Unido às eleições que acontecerão no dia 30 de janeiro, as primeiras após a queda de Saddam Hussein. O governo interino e a força de coalizão realizam intensos esforços para controlar a violência no país árabe antes das eleições, nas quais os iraquianos elegerão 275 parlamentares.

O líder britânico chegou de surpresa na capital do Iraque a bordo de um avião de transporte Hércules C-130 da Royal Air Force proveniente de Amã, onde desembarcou na noite de segunda-feira. Seu itinerário não foi revelado por razões de segurança. Após a chegada de Blair, ele e Allawi foram num helicóptero militar para o centro de Bagdá.

Quando deixar o Iraque, Blair deverá visitar Israel e os territórios palestinos, com o objetivo de promover uma conferência em Londres sobre o processo de paz no Oriente Médio.

 

Terra Redação