Conjuntura | 2 de junho de 2011 - 07:39

Projeto de moradias em quilombolas rende prêmio a MS

Mato Grosso do Sul vai receber um reconhecimento nacional durante o “58º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social de 2011", que acontece nesta quarta-feira (1º/6), em Brasília. 
 
O encontro reunindo os integrantes das secretarias de habitação e desenvolvimento urbano de Estados, Distrito Federal e Municípios, terá a entrega do Selo do Mérito 2011. O governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Habitação e das Cidades,  receberá essa premiação pelo Projeto Casa Quilombola. 
 
O governador André Puccinelli participa da cerimônia, e acompanha ainda durante o fórum a posse do secretário Carlos Marun na presidência do Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano (FNSHDU).
 
Na escolha do projeto sul-mato-grossense foi levado em conta o alcance social e relevância urbana; a sustentabilidade; o trabalho social e a inovação. A escolha foi realizada pela Comissão de julgamento do prêmio, composta por representantes do Ministério das Cidades, da Caixa Econômica Federal e da CBIC - Câmara Brasileira a Indústria da Construção.
 
Segundo informação do secretário de Estado de Habitação e das Cidades, Carlos Marun, o Projeto Casa Quilombola consiste no atendimento da população negra em situação de vulnerabilidade social moradora em diversas comunidades quilombolas do Estado, além de fortalecer a sua capacidade organizativa.
 
O fortalecimento da organização comunitária é realizado pelo Instituto Casa da Cultura Afro-brasileira de Mato Grosso do Sul - ICCAB/MS que acompanha as ações da administração estadual.
 
As obras realizadas pelo governo do Estado em parceria com a União e as Prefeituras viabilizaram recursos aproximados a R$ 4 milhões investidos na construção de 300 unidades habitacionais em 12 quilombolas localizados em 11 municípios do Estado, são eles: Aquidauana; Corguinho; Campo Grande; Dourados; Figueirão; Jaraguari; Maracaju; Nioaque; Pedro Gomes; Rio Negro e Terenos.
 
A premiação acontece nesta quarta-feira, durante o fórum habitacional que reúne, no Hotel Nacional, em Brasília, dirigentes municipais e estaduais das áreas de habitação e desenvolvimento urbano.