Ministério da Saúde | 31 de maio de 2011 - 15:59

População terá acesso mais rápido a novos medicamentos no SUS

Novas opções de medicamentos para o SUS serão analisadas com maior agilidade pela ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Esse recente procedimento será possível graças a criação de um setor exclusivo para análise de medicamentos para o SUS.

A Coordenação de Registros e Pós Registro de Medicamentos de Interesse Estratégico do Sistema Único de Saúde já foi implantada.

De acordo com o Diretor Presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, a estrutura vai ampliar o acesso aos medicamentos pela rede SUS.

"O que se espera é que esses produtos cheguem de maneira mais rápida para os usuários do Sistema Único de Saúde.

A maneira mais objetiva que a Anvisa pode contribuir com isso é tendo condições de analisar de maneira prioritária aqueles medicamentos que são utilizados no âmbito do Sistema Único de Saúde."

O Diretor Presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, afirma que os medicamentos genéricos estão entre as principais ações da Agência para ampliar a oferta de medicamentos e gerar economia.

"Cada medicamento genérico nós teremos, no mínimo, um impacto de redução de preço de 35%. Terão vários produtos que serão analisados nessa Coordenação e que são produtos genéricos novos e que acarretarão essa economia."

A portaria que cria a Coordenação de Registros e Pós Registross de Medicamentos de Interesses Estratégicos do Sistema Único de Saúde foi publicada na última quinta-feira, dia 26 de maio.