Assessoria | 26 de maio de 2011 - 12:08

Senado fará discussão equilibrada sobre código diz Moka

O senador Waldemir Moka (PMDB) disse que o Senado fará discussão “madura e equilibrada” sobre o novo código florestal, aprovado terça-feira (24) na Câmara dos Deputados.

Moka disse que o objetivo é acelerar a votação do projeto no Senado para que os produtores tenham segurança jurídica para continuar produzindo. “A tensão é muito grande e a sociedade merece saber o que pode e o que não pode ser feito a partir da nova lei”, afirmou.

Segundo Moka, a maioria dos senadores desconhece o texto do novo código porque o projeto começou a tramitar na Câmara, onde foi discutido por quase três anos. “É natural que os senadores tenham pouco conhecimento. Mas acredito que faremos uma discussão equilibrada e muito profunda em todas as comissões”, disse.

O senador rechaça a ideia de que os produtores derrotaram os ambientalistas na votação da Câmara. “Não houve, nem haverá vencidos ou vencedores. O código atende a duas necessidades: de preservar nossas florestas e a de não engessar a produção. É um código que serve ao Brasil”, avalia.

Moka destacou a importância de conscientizar a sociedade sobre o papel do produtor rural na preservação do meio ambiente. “O exemplo mais claro de que o homem do campo tem responsabilidade ambiental é o Pantanal, que é o bioma brasileiro mais bem preservado”, justifica.