Agência Câmara | 26 de maio de 2011 - 08:12

Investir em educação traz benefício à economia, diz Ipea

O gerente de Pesquisa da Diretoria de Estudos Sociais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Jorge Abrahão de Castro, disse há pouco que o investimento em educação reverte-se em melhorias na economia e na distribuição de renda. “Essa é uma área central para o processo de desenvolvimento de um País”, disse.

Segundo ele, entre 2005 e 2009, houve avanços no setor. A proporção do PIB investido na educação aumentou e a educação básica passou a ocupar uma fatia maior desse investimento – fatia antes ocupada pelo ensino superior. “Apesar dos avanços, ainda há muita desigualdade de escolaridade entre camadas sociais de rendas diferentes, além de observarmos muitas desigualdades regionais”, alertou.

Jorge Abrahão participa de audiência pública sobre as políticas de financiamento da educação, que começou há pouco. O encontro é promovido pela comissão especial destinada a analisar o Plano Nacional de Educação (PNE – PL 8035/10), do Executivo, que define as metas do setor para os próximos dez anos.

Também estão presentes:
- o secretário de Educação de Goiás e representante do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Thiago Peixoto;
- o assessor do reitor da Universidade Federal de Goiás Nelson Cardoso Amaral;
- o professor José Marcelino Rezende Pinto, da Universidade de São Paulo (USP); e
- a presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Cleusa Repulho.

A reunião ocorre no plenário 10.