Terra | 23 de maio de 2011 - 17:49

Fazendeira suspeita de abrigar safári ilegal no MS é multada

A proprietária da fazenda Santa Sofia, em Aquidauana (MS), Beatriz Rondon, foi multada em R$ 115 mil pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Beatriz é investigada pela Polícia Federal por ser suspeita de promover safáris ilegais na região do Pantanal. Na operação Jaguar II, desencadeada em 5 de maio deste ano, a PF apreendeu na sede da fazenda dois crânios de onças, 16 galhadas de cervos do pantanal e uma pele de sucuri de 3,5 m.

É a segunda vez que Beatriz é multada por caça profissional e por causar danos à Unidade de Conservação. Sua fazenda faz parte de uma Reserva Estadual Particular do Patrimônio Natural. Até agora, a fazendeira foi multada em um total de R$ 220 mil. As sanções foram definidas pela Divisão de Proteção Ambiental do Ibama em Brasília.

As investigações da operação Jaguar II começaram há cerca de um ano a partir de indícios encontrados pelo Ibama e pela Polícia Federal de que haveria uma quadrilha especializada em realizar safáris de caças de onças para estrangeiros com atuação em todo o Pantanal. Na operação denominada Jaguar I foram presas oito pessoas, todas portando grande número armas e munições de diversos calibres, segundo a PF.

A investigação do Ibama e da Polícia Federal contou com um vídeo enviado anonimamente à PF, que retrata a matança de duas onças, uma parda e uma pintada, por estrangeiros na fazenda de Beatriz e na presença dela. As investigações continuam e o inquérito está em andamento na Polícia Federal de Corumbá.