19 de maio de 2011 - 17:26

Ministras anunciam praças de cultura e esporte para 2012

A primeira etapa da construção de 800 praças com espaço para prática de esportes e de eventos culturais, que custarão R$ 1,6 bilhão ao governo federal, deve começar até junho de 2012, segundo cronograma anunciado nesta quinta-feira (19) pelas ministras Miriam Belchior (Planejamento) e Ana de Hollanda (Cultura) a prefeitos com projetos já aprovados.

O projeto prevê que as praças tenham área coberta, pista de skate, equipamentos de ginástica, salas de aula, salas de oficina, telecentro, centro de referência de assistência social, biblioteca e cineteatro.

Na primeira etapa, 401 praças foram selecionadas, a um custo de R$ 900 milhões. Para acelerar a viabilização das verbas e garantir a celeridade das obras, a ministra Miriam Belchior anunciou medidas para controlar prazos e entrega de documentos pelas prefeituras.

"Esse projeto tem uma diferença em relação aos executados no primeiro Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Antes, recebíamos uma quantidade de documentos, e a verba era liberada, mesmo com pendências. Agora, se os papéis não forem entregues e o cronograma respeitado, o projeto pode ser até cancelado", explicou Miriam Belchior.

As praças terão espaço para prática de esportes e atividades artísticas em espaços multiuso, com três modelos pré-definidos (com 700m², 3 mil m² e 7 mil m²), o que deve acelerar a apresentação dos projetos, que ainda precisam ser adaptados aos terrenos, cedidos pelas prefeituras. Os municípios ainda devem gerir o empreendimento depois de pronto.

O Ministério da Cultura informou que ajudará na capacitação dos gestores e na fiscalização e avalização dos projetos, que terão a verba liberada pela Caixa Econômica Federal.

"Aproximaremos os pontos de cultura e outros projetos do ministério desses espaços, para que sejam melhor aproveitados", explicou Ana de Holanda.