Folha | 18 de maio de 2011 - 13:44

Corinthians confirma venda de Dentinho para o Shakhtar

O Corinthians confirmou nesta quarta-feira a venda do atacante Dentinho para o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia. O jogador inclusive já foi liberado para viajar à Ucrânia para realizar exames médicos.

O valor da negociação não foi revelado pelo clube do Parque São Jorge, mas gira em torno dos R$ 15 milhões (aproximadamente 7 milhões de euros).

Revelado nas categorias de base do time alvinegro, Dentinho estava vivendo um período ruim. O jogador vinha sendo substituído com frequência pelo técnico Tite nas últimas partidas.

Com a venda de Dentinho, o Corinthians continua o processo de reformulação no elenco. Do time eliminado na pré-Libertadores para o Tolima, em fevereiro, o clube já se desfez do volante Jucilei e do lateral-esquerdo Roberto Carlos, que se transferiram para o Anzhi Makhachkala, além de Bruno César, negociado com o Benfica. A lista ainda tem Ronaldo, que anunciou a aposentadoria após a queda no torneio sul-americano.

Na segunda-feira, o clube anunciou os empréstimos do lateral esquerdo Marcelo Oliveira e do zagueiro Diego, que estavam na reserva. O primeiro acertou com o Atlético-PR, enquanto o segundo foi para o Ceará.

De acordo com o site oficial do clube, Dentinho foi promovido ao time profissional em 2007. No ano seguinte, caiu nas graças da torcida ao ajudar o time voltar para a Séria A do Campeonato Brasileiro. Ele foi titular da equipe nos títulos do Campeonato Paulista e da Copa do Brasil-2009, quando formava o trio ofensivo com Jorge Henrique e Ronaldo.

REFORÇOS

Para repor a saída de jogadores, o Corinthians já anunciou oficialmente a contratação do meia-atacante Alex, que estava no Spartak de Moscou, e do lateral direito Weldinho, ex-Paulista. O clube deve confirmar ainda hoje a contratação do volante Edenilson, do Caxias.

O time do Parque São Jorge ainda sonha com o meio-campista holandês Seedorf.

CAMPEÕES

Do time que conquistou o título da Copa do Brasil e do Campeonato Paulista, Dentinho é o oitavo jogador a deixar o Parque São Jorge. Logo após a conquista do título nacional, o Corinthians se desfez do volante Cristian e do lateral esquerdo André Santos, negociados com o Fenerbahçe-TUR, e o meia Douglas, que se transferiu na oportunidade para o Al Wasl, dos mirados Árabes. No ano seguinte, o clube se desentendeu com o goleiro Felipe e o negociou com o Braga.

No final de 2010, Elias foi negociado com o Atlético de Madrid, enquanto o zagueiro William anunciou a aposentadoria. Em fevereiro, Ronaldo também pendurou as chuteiras.

Assim, apenas o lateral direito Alessandro, o zagueiro Chicão e o atacante Jorge Henrique permanecem no clube.