G1 | 17 de maio de 2011 - 13:14

Ibama contratará 120 brigadistas para combater incêndios florestais em MS

Depois do excesso de chuva no começo do ano, a preocupação agora é com a estiagem nos próximos meses. Para combater incêndios florestais, Mato Grosso do Sul terá mais brigadistas este ano, que vão atuar em seis municípios onde acontecem mais queimadas.

De janeiro até agora, foram registradas 122 queimadas e Corumbá, na região do Pantanal, tem o maior número de ocorrências: 46. Um levantamento feito pelo Ibama mostra que, nos últimos cinco meses do ano passado, o estado registrou 3.431 queimadas. O número significa mais que o dobro das ocorrências no mesmo período de 2009, 1.629 queimadas.

A partir de agosto, os técnicos ambientais esperam mais trabalho para conter os incêndios. Por isso, serão contratados 120 brigadistas, 40 a mais do que no ano passado. Eles vão atuar nos municípios de Corumbá, Porto Murtinho, Aquidauana e Miranda, que fazem parte da bacia do Alto Paraguai, e em Jateí, na bacia do Rio Paraná.

Este ano, Costa Rica também vai ter uma brigada para combater incêndios florestais. Segundo o Ibama, essa região onde ficam várias nascentes de rios do Pantanal e o Parque Estadual do Taquari já enfrentou problemas no ano passado com as queimadas. Pelo menos 15 brigadistas serão escalados para atuar no município.

Além de combater as queimadas, os brigadistas também vão fazer um trabalho de educação ambiental junto aos moradores dessas regiões.

A seleção já começou. Em uma primeira etapa, eles vão passar por exames físicos e avaliação de habilidade com ferramentas agrícolas. Depois, farão um treinamento de 40 horas sobre prevenção e combate aos incêndios florestais. O analista ambiental o Ibama, Alexandre Pereira, disse que os trabalhos serão iniciados o mais breve possível para atuar na prevenção, para que os incendios florestais não ocorram como em 2010.

Podem trabalhar como brigadistas pessoas entre 18 e 54 anos. Eles ganham de um a dois salários mínimos por mês, mais auxílio alimentação, transporte e creche. Os aprovados serão convocados a partir de julho.

Quem quiser se inscrever, pode procurar as secretarias municipais de meio ambiente e, em Campo Grande, pode ligar para o Ibama, pelo telefone (67) 3317-2604.