G1 | 16 de maio de 2011 - 16:12

Polícia apreende peixes e carne de jacaré no Parque do Ivinhema

Policiais militares ambientais apreenderam 27 quilos de carne de jacaré, 58 quilos de pescado e equipamentos de pesca proibidos durante uma operação na sexta-feira (13) no Parque Estadual das Várzeas do Ivinhema. O local fica entre os municípios de Batayporã e Taquarussu, localizado a aproximadamente 310 quilômetros de Campo Grande.

O material foi encontrado pelos policiais em um acampamento de pescadores às margens do canal Acurutuba, que liga os rios Ivinhema e Paraná. Os suspeitos fugiram por entre a mata ao avistarem os militares.

Foram encontradas várias redes de pesca, que juntas somaram 400 metros. Um dos pescadores deixou o celular no acampamento e já foi identificado por meio do aparelho. Policiais civis de Batayporã trabalham para localizar o suspeito e os comparsas.

Os integrantes do grupo responderão por crime ambiental e receberão multas que podem chegar a R$ 100 mil. Se forem condenados, podem pegar de um a três anos de prisão.

De acordo com informações da polícia militar ambiental, no dia seguinte à apreensão, dando continuidade à fiscalização, foram apreendidos mais um quilômetro de redes de pesca que estavam armadas na Lagoa Sumida. Foram retirados 40 quilos de peixes que já estavam mortos no equipamento. Os exemplares que estavam vivos foram soltos pelos policiais.