PMA/MS | 16 de maio de 2011 - 14:37

PMA apreende 1,5 km, 27 kg de carne de jacaré e 98 kg de pescado

Policiais Militares Ambientais de Batayporã desenvolveram uma operação no Rio Baía, no canal Acurutuba e nas imediações e dentro do Parque Várzeas do Ivinhema, nos municípios de Batayporã e Taqurussu, entre sexta-feira (13) e hoje, apreendendo grande quantidade de pescado, redes de pesca e carne de jacaré.

Na sexta, às 17 horas, os policiais localizaram um acampamento, às margens no canal Acurutuba, que liga o rio Ivinhema e Paraná, dentro do Parque Várzeas do Ivinhema, onde estavam alguns pescadores que se evadiram pelas matas ao avistarem os policiais e abandonaram 58 kg de pescado, 27 kg de carne de jacaré, 01 motor de popa, 01 aparelho celular e 400 metros de redes de pesca. Não foi possível localizar os elementos, devido iniciar-se o período noturno. Todo o material foi apreendido.

Prosseguindo a operação, no dia seguinte, os policiais retiraram do rio, em um local denominado Lagoa Sumida 1,1 km de redes de pesca, que estavam armadas. Das redes foram retirados e soltos vários peixes vivos e 40 kg de peixes que já estavam mortos, que foram apreendidos, juntamente com as redes.

A PMA já conseguiu identificar um dos elementos que estava no acampamento pescando ilegalmente, devido ao telefone celular apreendido e o motor.

O material foi encaminhado à delegacia de polícia civil de Batayporã, que se encarregará da localização do elemento e identificação dos demais pescadores. Os fugitivos responderão por crime ambiental. Se condenados, poderão pegar pena de detenção, de um a três anos, ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.

Eles também receberão multa administrativa que variará de R$ 700,00 a R$ 100.000,00.

Felizmente os policiais prenderam os elementos pouco tempo após iniciarem a pescaria, pois com a dimensão das redes de pesca que tinham, com certeza, poderiam capturar grande quantidade de peixe rapidamente ilegalmente.