Campo Grande News | 16 de maio de 2011 - 09:44

Perita japonesa especialista em polícia comunitária faz visita técnica em MS

A perita da Polícia Japonesa, Akemi Shibuya, especialista em Polícia Comunitária, faz visita técnica ao Estado entre hoje e amanhã. Durante a visita, serão apresentadas ações desenvolvidas dentro da filosofia de policiamento do Japão.

Juntamente com perita participa da agenda o coordenador nacional de polícia comunitária, coronel Lemos Pita.

Agora, pela manhã a perita integra apresentação para coordenadores de polícia comunitária na Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) e, à tarde, estará na base comunitária do bairro conjunto União.

Segundo informações da Sejusp, também no período da tarde, a delegação segue para Ciptran (Companhia Independente de Trânsito de Campo Grande) onde serão apresentadas ações preventivas e participação comunitária, além do Projeto PARA (Plano de Ação para Redução de Acidentes), que realiza blitzes educativas e repressivas no trânsito da Capital do estado.

Amanhã a equipe realiza visitas aos Conselhos Comunitários de Segurança. Em prosseguimento à parceria com a polícia japonesa, um dos formandos do curso internacional de Multiplicador de Polícia Comunitária, capitão Marcos Antônio Monteiro Ayres, será o representante sul-mato-grossense no Japão.

O capitão irá ao país oriental para conhecer mais de perto o sistema Koban implantado. Koban é o nome da filosofia japonesa que deu origem à Polícia Comunitária colocada em prática também em Mato Grosso do Sul.