G1 | 14 de maio de 2011 - 10:31

Setor de eletrodomésticos registra mais reclamações no Procon em MS

Em vigor há mais de 20 anos, o Código de Defesa do Consumidor não garante aos clientes compras seguras. O setor de eletrodomésticos é um dos que mais registra reclamações no Procon.

As facilidades na hora de comprar itens básicos para casa, como geladeira, fogão e máquina de lavar roupas, atraem os consumidores, porém muitas vezes os problemas aparecem. Os produtos em mostruário, aqueles que não possuem mais unidades no estoque da loja, são causadores de muitos problemas.

A dona de casa Emília Pereira realizou a compra de uma máquina de lavar em janeiro deste ano e desde então só teve problemas. O aparelho veio sem o manual de instrução e as mangueiras. Um técnico foi até à casa de dona Emília avaliar a máquina 20 dias depois e constatou que havia uma peça queimada. O valor de R$ 1 mil foi pago à vista e a máquina nunca foi usada.

Três audiências, entre a cliente e a loja que vendeu o produto, já foram realizadas, duas no Procon e uma no Juizado de Pequenas Causas. A quarta acontecerá no dia primeiro de agosto. O sentimento da cliente é de humilhação. “Até lá eu vou ficar esfregando roupa na mão? Para quê eu comprei essa máquina? Eu não precisava dela?” questiona Emília.

As reclamações de consumidores que se sentiram lesados nas compras de eletrodomésticos registradas no Procon de Mato Grosso do Sul de janeiro de 2009 até abril de 2011 somam 2.120 atendimentos. Destes, 1.392 se tornaram processos administrativos. Ainda segundo o Procon, 32,47% dos atendimentos tiveram acordo entre as partes envolvidas.

Segundo o coordenador do Procon/MS Alexandre Resende, quando não há acordo nas audiências, o processo é encaminhado até o poder judiciário. As orientações do coordenador são para que os consumidores procurem o Procon e não desistam dos seus direitos.