Demerval Nogueira / Fátima News | 12 de maio de 2011 - 14:34

Arceno contrata psicóloga para atender na REME de Glória de Dourados

É um pioneiro ao contratar uma psicóloga para compor o quadro de profissionais que atuam no setor educacional

Demerval Nogueira / Fátima News

Pode-se dizer que o prefeito de Glória de Dourados é um pioneiro ao contratar uma psicóloga para compor o quadro de profissionais que atuam no setor educacional, pois até hoje nunca o município havia contado com um profissional nesta área para trabalhar no meio escolar. Atualmente em nível de estado, poucos são os municípios que tem este tipo de profissional, sendo este um privilégio de algumas escolas particulares, ainda as de grande porte e em grandes cidades.

Glória de Dourados mais uma vez sai na frente no que se refere à qualidade de ensino, uma vez que, o prefeito Arceno Athas também já implantou desde 2010, o Sistema Aprende Brasil, da Editora Positivo, onde os professores recebem assessorias periódicas com profissionais experientes e treinados, vindos de Curitiba-PR. Agora, visando melhorar a qualidade do ensino e o bem-estar de todos no ambiente escolar, o prefeito está realizando mais este investimento educacional, pois o conhecimento da psicologia referente aos fundamentos educacionais e processos de ensino-aprendizagem, sobre relações interpessoais, soma-se ao conhecimento de dimensões pedagógicas, políticas e culturais.

O prefeito Arceno Athas destaca, “a relação entre o psicólogo e a educação existe há muito tempo, mais precisamente, o psicólogo escolar passou a comprometer-se cada vez mais com as mudanças da realidade escolar e educacional, havendo uma maior necessidade de trocas de conhecimentos e experiências com profissionais de outras áreas”, confere o prefeito salientando ainda, “são muitos os problemas que vem surgindo nas últimas décadas dentro das escolas, desde as dificuldades de aprendizagem até o propalado bullying, que tem aterrorizado a comunidade de forma generalizada. O professor tem a incumbência de ensinar, participando de uma forma direta na aprendizagem do aluno, mas muitas vezes deixando de lado algumas questões fundamentais para a aprendizagem, como os aspectos emocionais, conflitos e angustias”.

O prefeito ainda comentou que, o psicólogo atuando na escola irá também participar dos processos de aprendizagem dos alunos ao propiciar espaço de escuta, acolhendo suas demandas, tanto individuais quanto das turmas como um todo. Procurará também fornecer um ambiente facilitador, ou seja, momentos em que questões não diretamente relacionadas com a aprendizagem formal poderão ser trabalhadas e discutidas por eles visando o bem-estar dos alunos, da turma e, consequentemente, a uma melhor qualidade na aprendizagem sem perder de vista seu maior objetivo que é a prevenção, ou seja, a saúde mental de todos.

Esta iniciativa do prefeito surgiu da necessidade de muitos professores que veio ao encontro de um antigo desejo da primeira-dama Mariângela Vieira Barbosa Athas em introduzir a psicologia na educação, uma vez que, ela também é psicóloga e atua na Apae há 17 anos e sabe da grande importância da presença deste profissional no âmbito escolar e também a secretária municipal de Educação, Marly Ardáia Fagundes que tem uma ampla visão sobre a questão e não tem medido esforços para melhorar a qualidade do ensino na Reme.

A psicóloga contratada para realizar esse trabalho, Isloany Dias Machado possui experiência de trabalho no Centro de Referência Especializada da Assistência Social (Creas) do município, sendo aprovada no concurso público municipal e com cristalina demonstração de competência profissional no trato com crianças, jovens e adolescentes, portanto, uma vasta conhecedora da atual realidade em que vive a coletividade gloriadouradense.