G1 | 10 de maio de 2011 - 09:51

Gripe ou resfriado? Veja dicas para proteger seu filho

Nesta época, lá estão as crianças lotando as salas de espera dos consultórios. Até parece manha. “Começou a dor de ouvido e está começando a tossir também”, diz uma mãe.

Rafael, de 5 anos, sabe bem o que incomoda. “Minha barriga dói e meu ouvido dói”, conta. “Eu acredito que seja uma gripe alérgica”, aposta a mãe.

“O que comumente chama de gripe é o resfriado comum, que são inúmeros vírus que causam esses problemas. Ao acometerem as vias respiratórias, eles geralmente causam febre, tosse, nariz escorrendo e desconforto. A gripe já é um quadro mais severo. São esses sintomas em um grau maior, com muita prostração, abatimento e febre alta”, explica o pediatra Otávio Pinto de Carvalho.

Muitas vezes os sintomas de alergia, gripe e resfriado se confundem. Por isso, é importante que o paciente procure o médico para ter o diagnóstico correto. Se o tratamento não for feito de forma adequada, as consequências podem ser graves.

“Quando você tem um aumento da febre e mudança da característica da secreção, que se torna mais amarelada, esse é um sinal que pode estar havendo conversão de uma infecção viral para uma infecção bacteriana”, afirma o médico infectologista Carlos Starling.