Ministério da Sáude | 9 de maio de 2011 - 17:23

Campanha nacional de vacinação contra a gripe vai até a próxima sexta-feira

Mais de 12 milhões de brasileiros já estão imunizados contra a gripe sazonal, informa balanço parcial da 13ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, que acaba na próxima sexta-feira (13/5).

O número representa 40% do público-alvo, que é de aproximadamente 30 milhões de pessoas, e 50% da meta do Ministério da Saúde, que é vacinar 80% dessa população – cerca de 24 milhões de pessoas.

As informações são das Secretarias estaduais e municipais de Saúde e contabilizam as doses de vacina ofertadas até as 15h30 de do dia (6/6).

A população-alvo tem até 13 de maio para procurar um dos 33 mil postos de vacinação do país nos horários de funcionamento dos serviços de saúde.

Os estados e municípios têm autonomia para definir o local e horário de funcionamentos dos postos.

Por isso, as pessoas devem procurar a Secretaria de Saúde do seu município ou estado para se informar sobre a lista de postos, bem como o endereço e o horário de funcionamento.

Durante a campanha, são mobilizados mais de 240 mil profissionais de saúde no país.

Este ano, pela primeira vez desde 1999, a campanha passou a incluir crianças de seis meses a menores de dois anos, gestantes em qualquer período da gravidez e trabalhadores dos serviços de saúde que atuam no atendimento de pacientes e na investigação de casos de infecções respiratórias.

Além desses três grupos, serão vacinados os idosos (pessoas com 60 anos e mais) e os povos indígenas.

Promovida por todo o Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo o ministério, secretarias estaduais e municipais, a campanha utilizará 32,7 milhões de doses para todos os estados e municípios brasileiros.

A vacina protege contra os três principais vírus que circularam no hemisfério Sul em 2010, entre eles o da influenza A (H1N1).

Contraindicações

A única contraindicação é para pessoas com alergia severa à proteína do ovo ou a doses anteriores da vacina contra a gripe.

Essas pessoas não devem se vacinar. Para pessoas que apresentam doenças agudas febris moderadas ou graves no momento da vacinação, recomenda-se que a vacinação seja adiada até a resolução do quadro.

Uma doença febril e aguda não representa uma contraindicação, mas é recomendável o adiamento para evitar que as manifestações clínicas da doença sejam, de maneira equivocada, associadas à vacina, como um possível efeito adverso. Na dúvida, um médico deve ser consultado.

Outra forma de prevenir a gripe é manter hábitos simples de higiene, como lavar as mãos com frequência, cobrir nariz e boca com lenço descartável ao tossir ou espirrar e não compartilhar alimentos e objetos de uso pessoal se estiver com sintomas de gripe – febre, tosse, coriza, dor de cabeça e dor no corpo (músculos e articulações).