17 de dezembro de 2004 - 10:11

Governo ampliará o projeto Comunidade Digital no ano que vem

 Em 2005, o Governo Popular vai ampliar para 20 o número de escolas estaduais de Campo Grande que abrirão suas salas de tecnologia educacional nos fins de semana para atender mais pessoas pelo projeto Escola Aberta – Comunidade Digital. A iniciativa desenvolvida pela Secretaria de Estado de Educação (SED), em parceria com o Senac, possibilitou, no segundo semestre deste ano, a inclusão digital de aproximadamente 200 pessoas que moram próximo às oito escolas estaduais onde o projeto funcionou.

Amanhã, às 10h, na sede do Senac, em Campo Grande, os participantes que concluíram o curso de informática básica receberão os certificados. Para a maioria dessas pessoas, o Comunidade Digital ofereceu a primeira oportunidade de conhecer o computador e usar suas ferramentas.

O Comunidade Digital é uma experiência piloto que começou em 13 de setembro deste ano e sua execução foi dividida em duas etapas: a fase inicial voltada para a capacitação dos multiplicadores – em curso preparatório no Senac – e a segunda fase correspondente à capacitação da comunidade. Os multiplicadores são bolsistas do programa Bolsa Universitária desenvolvido pela Fundação do Trabalho e Economia Solidária (Funtrab), do Governo Popular.

As escolas estaduais que ofereceram o projeto foram: Blanche dos Santos Pereira (bairro Tijuca I); Guia Lopes (Amambaí); Professora Ada Teixeira dos Santos Pereira (Campo Belo); Padre Franco Delpiano (Hospital São Julião); Padre João Greiner (Estrela do Sul); Advogado Demosthenes Martins (Octávio Pécora); Sebastião Santana Oliveira (José Abrão) e José Barbosa Rodrigues (Universitário).

A intenção dos parceiros é dar continuidade ao trabalho. Para 2005, outras 12 escolas estaduais aderiram ao, agora, Programa Comunidade Digital, alcançando um total de 20 unidades em Campo Grande.

A parceria entre SED e Senac vai abrir novas turmas nas escolas estaduais Aracy Eudociack (Tijuca II); Professora Maria Rita de Cássia Pontes Teixeira (União I); Antonio João de Figueiredo (Santos Dumont); Professora Delmira Ramos dos Santos (Coophavila II); Professora Thereza Noronha de Carvalho (Lageado); Professora Neyder Suelly Costa Vieira (Aero Rancho); Manoel Bonifácio Nunes da Cunha (Tarumã); Professora Joelina de Almeida Xavier (Jardim Guanabara); Professor Ulisses Serra (Núcleo Industrial); Professora Clarinda Mendes de Aquino (Jardim Petrópolis); Professora Flavina Maria da Silva (Jardim Botafogo) e Professor Emygdio Campos Vidal (Jardim Vilas Boas).

Segundo a superintendente de Planejamento e Apoio à Educação, Leda Regina Taborda Angeli, o programa Comunidade Digital é um sucesso para a secretaria. “Esse projeto é de uma importância fundamental. Através dele pudemos oferecer informática num processo de inclusão digital para a comunidade, além de envolver a escola num trabalho social. A melhor avaliação foi o interesse e a participação dos alunos durante todas as aulas”, afirma.

Outra avaliação positiva é da coordenadora de ensino superior do Senac e uma das responsáveis pelo projeto, Rosalira Figueiredo Makimori. “A parceria foi bastante produtiva e a receptividade das pessoas também. É importante frisar que o foco da nossa clientela são os adultos, pais, irmãos, tios e até avós dos alunos, que nunca tiveram oportunidade de acesso a uma máquina”, declara.

Para participar do projeto, os interessados precisaram preencher alguns pré-requisitos como possuir baixa renda, ter mais de 15 anos, residir próximo à unidade escolar que oferece o Comunidade Digital e possuir escolaridade de, no mínimo, 4ª série do ensino fundamental.

A cerimônia de entrega dos certificados acontecerá às 10h, no auditório do Senac, localizado na rua Francisco C. Xavier, 75 (em frente ao Horto Florestal), em Campo Grande.
 
APn