Dourados Agora | 7 de maio de 2011 - 07:24

Usuários de internet no Brasil crescem 13,9% em um ano e chegam a 43,2 milhões

Em março de 2011, o total de usuários brasileiros na internet chegou a 43,2 milhões, 4,4% a mais do que o registrado em fevereiro pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope).

Em relação aos 37,9 milhões de usuários ativos de março de 2010, o aumento foi de 13,9%. Os dados foram divulgados pelo Ibope na quarta-feira (4).

Segundo o instituto, a maior parte do crescimento dos internautas nos últimos meses pode ser atribuída ao aumento da presença de computador com internet nas residências.

Em um ano, o total de usuários ativos de internet no domicílio cresceu 20,7%, passando de 29,1 milhões para 35,1 milhões.

O Ibope considerou como usuário ativo pessoas com dois anos ou mais que utilizaram computador com internet pelo menos uma vez em março.

O Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) prevê um incremento ainda maior no universo dos usuários de internet do País.

A meta do governo é massificar, até 2014, a oferta de acessos banda larga e promover o crescimento da capacidade da infraestrutura de telecomunicações do Brasil.

Para isso, o Ministério das Comunicações pretende definir, até o fim de junho, um plano de metas para oferecer internet em larga escala por R$ 35. Com esse valor, o plano levara acesso à internet a 70% da população brasileira.

Velocidade da conexão
Os dados do Ibope apontam que a evolução do uso da internet em domicílios vem ocorrendo nas conexões de maior capacidade.

Nos últimos meses, houve aumento do número de usuários nas conexões mais rápidas, enquanto caiu a participação das conexões de até 512 Kb.

O número de pessoas que usaram uma conexão residencial de mais de 8 Mb em março de 2011, segundo o critério adotado na pesquisa, foi de 1,9 milhão, ou 5,5% dos 35,1 milhões de usuários ativos domiciliares.

A participação das conexões mais lentas, de até 128 Kb, passou de 13,3% em março de 2010 para 7% em março de 2011.

No início da semana passada, na coluna Conversa com a Presidenta, Dilma Rousseff afirmou que a velocidade oferecida pelo PNBL será superior a 1 Mbps.

A presidenta também disse “que a expansão do acesso a este serviço estimula o desenvolvimento e a inclusão social, e é também uma forma de combater as desigualdades no País.