Globo Esporte | 6 de maio de 2011 - 12:50

Elano e Liedson disputam a artilharia do Paulistão

A disputa de Corinthians e Santos pelo título do Campeonato Paulista de 2011 terá um interessante duelo paralelo pela artilharia da competição. Curiosamente, os atuais goleadores do estadual são Liedson, do Timão, e Elano, do Peixe. Com 11 gols cada, eles prometem disputar gol a gol esse posto nos dois jogos que restam.

O primeiro encontro entre os rivais será neste domingo, às 16h, no estádio do Pacaembu. E a segunda partida será no dia 15, também às 16h, na Vila Belmiro.

É verdade que o atacante Fábio Santos, do Oeste, vem logo atrás, com dez gols, e é um forte concorrente, já que o time de Itápolis disputa a decisão do Torneio do Interior com a Ponte Preta. Mesmo surpreso com sua presença entre os artilheiros, o santista Elano está empolgado com o rótulo de goleador.

- Não esperava disputar a artilharia do campeonato. Mas fico muito feliz com esse momento. Quem sabe nessas duas finais eu possa, com mais gols, ajudar o Santos a conquistar o Paulista – declarou Elano. Mesmo na meia, ele supera atacantes como Zé Eduardo e Maikon Leite, com sete, Keirrison, seis, e Neymar, três.

Liedson, por sua vez, não tem nenhuma ameaça no elenco corintiano. O camisa 9 é disparado o principal artilheiro do Timão no estadual. Os que mais se aproximam são os atacantes Dentinho e Willian, com quatro cada um. Esses dois, aliás, disputam uma vaga na equipe titular na final do próximo domingo, no Pacaembu.

O Levezinho teve um início arrasador no Timão. Herdou a 9 de Ronaldo e fez a torcida “esquecer” o Fenômeno em muito pouco tempo. Mas logo que começou a ganhar muito destaque no Timão, o atacante tratou de valorizar o grupo.

- Fico lisonjeado em ter uma marca dessa no Corinthians. Espero continuar marcando cada vez mais. Mas faço questão de lembrar, como sempre, que nada disso teria acontecido se não fosse a força do grupo – disse o corintiano, em março, logo depois que se tornou o segundo maior artilheiro da história em seis jogos.

 Elano não tem a mesma presença de área do rival alvinegro, mas aproveitando as bolas paradas e também vindo de trás, como elemento surpresa, fez a diferença.

- Em um primeiro momento, eu estava um pouco mais à frente. Também estava aproveitando melhor as bolas paradas e chegando bem. Espero que nessas duas finais eu possa continuar ajudando como antes. Se esse título vier, será algo marcante na minha vida – acrescentou o santista.

Embora mantenha o discurso de que a artilharia está em segundo plano, que o título paulista é que mais importante, Liedson sabe que o seu feito no Corinthians de 2011 e elogiável. O Levezinho se tornou artilheiro muito rapidamente.

- Eu tive uma fase muito boa na temporada 2004/2005, no Sporting (de Portugal). Mas não me lembro de ter me tornado artilheiro tão rápido quanto aqui – lembrou o atacante, também durante entrevista que deu em março.

Quem vai levar a melhor? O Santos ou o Corinthians? Elano ou Liedson?