Folha de S. Paulo | 6 de maio de 2011 - 06:29

PF faz operação para prender traficantes que agem em 3 Estados

A quadrilha é chefiada por Leomar Oliveira Barbosa, ex-braço-direito de Beira-Mar

Divulgação

A Polícia Federal deu início na manhã desta quinta-feira (5) a uma operação em MS e nos Estados de Goiás, Mato Grosso e Tocantins com a finalidade de desarticular uma quadrilha suspeita de tráfico internacional de drogas e com atuação em vários outros Estados.
 
De acordo com a PF, a quadrilha é chefiada por Leomar Oliveira Barbosa, o Playboy, apontado como ex-braço-direito do traficante Fernandinho Beira-Mar e que agiria a
partir do Estado de Goiás.

Conforme as investigações, tudo indica que a quadrilha comprava cocaína diretamente na Bolívia e trazia a droga ao Brasil por meio de aeronaves de pequeno porte. A droga ficava armazenada em Goiás, de onde era distribuída para o Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, além do próprio Estado.

Nos estados de MS, MT e Tocantins a quadrilha possuiria, segundo a PF, bases de apoio ao grupo instalado em Goiás,

A PF afirma que a estrutura da quadrilha era hierarquizada, e cada integrante cumpria sua funções sem necessariamente de se conhecerem. Todos, porém, mantinham contato com Playboy, que coordenava a atuação da quadrilha da penitenciária Odenir Guimarães, em Aparecida de Goiânia, por meio de celulares e recados.

A PF, em ações anteriores, conseguiu apreender mais de 200 kg de cocaína da quadrilha, além de veículos, aviões, dólares e reais. A Justiça também autorizou o sequestro e bloqueio de bens como fazendas e casas.