Dourados News | 5 de maio de 2011 - 08:16 APREENSÃO

Mais de mil canários são apreendidos, quatro vão detidos

Os canários estavam sendo transportados em um carro FIAT/Pálio de Brasília-DF

PRF

Ontem, 1.005 pássaros do tipo “canário peruano”, foram apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal, na região de Água Clara, cidade próxima a Campo Grande. Quatro pessoas foram detidas, uma delas é um policial militar.

Os canários estavam sendo transportados em um carro FIAT/Pálio Weekend Adventure, com placas de Brasília-DF. Outro veículo, um FIAT/Pálio ELX, também com placa de Brasília, era usado como “batedor” do outro.

Os envolvidos, um caminhoneiro, 56, um comerciante, 38, um policial militar, 43, e Jonas Andrade, um aposentado, de 43 anos, que assumiu a responsabilidade sobre a carga, todos residentes em Brasília, foram encaminhados à Polícia Civil de Águia Clara.

A Polícia Ambiental foi acionada e autuou os acusados. O aposentado informou aos policiais que pagou R$ 10 mil pelos pássaros em “camelódromo” de Campo Grande. Ele disse, ainda, que venderia os pássaros em vários locais do Distrito Federal. Ele responderá por crime ambiental, poderá pegar pena de detenção de até um ano e deverá pagar multa de R$ 502 mil.

Os pássaros estão sendo encaminhados ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres, que dará o destino adequado aos animais. A Policia Militar Ambiental tem dados que indicam que estes canários saem do Peru e da Bolívia e são levados principalmente para Brasília e para o Nordeste.