Conjuntura | 4 de maio de 2011 - 16:11

Anízio Tiago vai comandar pasta do Trabalho e Emprego em MS

Com alguns meses de atraso, o governo federal iniciou nesta quarta-feira (4) a nomeação dos novos titulares em órgãos federais que operam em MS. O primeiro nome confirmado é o de Anízio Pereira Tiago (ex-Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos) para a superintendência regional do Trabalho e Emprego.

Seu nome foi oficializado em publicação assinada pelo ministro do Trabalho, Carlos Lupi. no Diário Oficial da União desta quarta. Tiago, ligado ao PDT, assume em lugar de José Carlos Tinarelli, que ocupava o cargo até esta quarta na condição de substituto.

Nos próximos dias, o governo de Dilma Rousseff deverá fazer novas nomeações em cargos federais estratégicos de MS. Devem ser anunciados substitutos para as representações da Eletrosul, Funasa, Ibama e Incra. Os principais postulantes a esses cargos são, por ordem, o ex-deputado federal Dagoberto Nogueira (PDT); Carlos Longo, da cota do ex-governador Zeca do PT, e Tatiana Ujacow, também do grupo de Zeca.

Pasta polêmica

Já a indicação para o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), a pasta mais polêmica entre os órgãos federais com representação no Estado, deve ainda enfrentar debates acalorados.

É que nos últimos meses o órgão, que está sem titular desde agosto de 2010, esteve em evidência na área policial em função de uma série de irregularidades descobertas na forma de se administrar recursos que chegavam para a Reforma Agrária no Estado.

O impasse tem atrasado projetos na área previstos para principalmente municípios com vocação agrícola. O imbróglio até hoje tenta ser resolvido, sem sucesso, pelo governador André Puccinelli (PMDB), principal interessado na indicação, urgente, de um novo titular para a pasta.