MS Notícias | 3 de maio de 2011 - 09:33

Mulheres têm mais dificuldade para abandonar o tabaco

De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2008, a região Sul do Brasil é a que reúne mais fumantes.

Já entre homens e mulheres, eles são a maioria, mas acabam deixando o vício com mais facilidade do que elas, conforme dados apresentados pela socióloga e coordenadora da Aliança de Controle do Tabagismo Paula Johns.

Paula destacou que o cigarro é visto pela mulher como um companheiro, um amigo. “É como se fosse uma fonte de prazer, uma válvula de escape para as pressões do dia a dia”.

Outro aspecto ressaltado pela socióloga é que a indústria do tabaco desenvolve pesquisas com perguntas para buscar uma maior aproximação do futuro cliente. "Qual o objeto na tua bolsa te representa melhor?" é uma das perguntas sugeridas pela pesquisa.

A socióloga encerrou sua apresentação, reforçando a necessidade de união na luta contra o tabagismo. “Eu acredito no poder da mobilização da sociedade contra uma substância tão tóxica como o tabaco”.

A palestra integrou a audiência pública sobre Mulheres e o Tabagismo, realizada nesta segunda-feira (2/5) na Assembleia Legislativa, proposta pela deputada Dione Hashioka (PSDB).