16 de dezembro de 2004 - 15:53

Ferrugem asiática atinge lavouras em seis municípios de MS

A ferrugem asiática já atinge lavouras de soja nos municípios de Ponta Porã, Antônio João, Dourados, Naviraí, Laguna Carapã e Coronel Sapucaia. O primeiro foco em Mato Grosso do Sul nesta safra foi detectado sexta-feira passada no assentamento Itamarati, em Ponta Porã, sendo que ontem foram detectados mais casos nos municípios de Antonio João, Dourados, Naviraí, Laguna Carapã e Coronel Sapucaia e um novo caso em Ponta Porã.

Os casos confirmados de ferrugem asiática começam a preocupar produtores rurais e também especialistas, já que na safra passada a doença causou prejuízos de R$ 2 bilhões à economia brasileira. Apesar da confirmação dos seis focos no Estado, ainda não é o período mais crítico para o aparecimento da doença, pois, segundo os técnicos, nos próximos dias é que a doença deve se alastrar com maior gravidade pelas lavouras de soja em Mato Grosso do Sul.

Eles explicam que isso se deve em virtude de começar o período de floração, estágio onde o fungo ataca com maior facilidade. "É preocupante a situação, mas não é momento para pânico. O produtor tem de continuar monitorando as lavouras. Fazer uma vigilância total. A gente também recomenda que ele tenha na propriedade um técnico agrícola ou agrônomo para auxiliar nesta tarefa. Só assim vai ser possível acompanhar a evolução da doença e impedir que ele cause danos ao bolso do produtor rural", frisou o professor e pesquisador da UFMS, Walber Gavassoni. As informações são do site Dourados Agora.