Assessoria | 28 de abril de 2011 - 10:22

Madeireiros formam Arranjo Produtivo em Nova Andradina

A sede do Senai foi o palco da reunião organizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Integrado de Nova Andradina, com madeireiros e interessados na comercialização de produtos oriundos da madeira.

 

O evento aconteceu neste dia 27, com a presença do Prefeito José Gilberto Garcia, do Presidente da Câmara, Adriano Palopoli; Vereador Márcio Costa; Sandra Mara Denega Coordenadora Regional do Senai; Flavia Rosa – Gerente Regional Sul do Sebrae de Dourados; Rodrigo Maia, Gerente da Unidade de Indústria e Projetos Estruturantes do Sebrae MS –Campo Grande; Lilian Regina Maier, Coordenadora de Gestão de Produção do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, Unidade de Nova Andradina e Airon Aislan de Souza, Presidente da Acina, que formaram a plataforma de honra da abertura do evento.

 

Presentes madeireiros e comerciantes, além de empresários de diversos setores que foram prestigiar a formação do Arranjo Produtivo Local (APL) Madeira.

 

O objetivo, de acordo com Fábio Selhorst, titular da Semdi, é mobilizar pessoas, empresas e instituições do município, que atuam nas áreas-foco do projeto, visando a implantação de um Arranjo Produtivo Local, que venha a alavancar o desenvolvimento de atividades ligadas à madeira.

 

Também visa sensibilizar o Governo do Estado, quanto à necessidade da implantação do APL como forma de incentivo oficial aos setores envolvidos e atrair nos demais municípios da região, mais parceiros para compor o APL.

 

As áreas foco foram definidas como plantio de florestas, fabricação de móveis, produção de carvão e lenha certificados, áreas correlatas (aproveitamento de resíduos, produção de energia e outras a identificar. Os empreendedores e parceiros serão os do setor produtivo, produtores rurais, fornecedores de mudas, empresas e prestadores de serviços na área de implantação de florestas, serrarias, empresas de tratamento de madeira, marcenarias, produtores de carvão e lenha certificados, administração pública, Agraer, Sebrae, Senai, Banco do Brasil, Sindicato Rural, Associação Comercial e Empresarial de Nova Andradina, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia.

 

Entre as ações, conforme explicou Fábio, estão a programação de reuniões para diagnóstico a ser elaborado pelo Sebrae, e posteriormente, seqüenciar ações que visam alcançar os objetivos.

 

Na abertura, a representante do Sebrae Flávia Rosa, especificou o que virá dentro do calendário de atividades do APL e convidou a todos para continuarem unidos em favor do sucesso do empreendimento.

 

O Presidente da Câmara, Vereador Adriano Palopoli promoveu um retorno à história de Nova Andradina, em seu começo, quando as madeireiras eram o pilar de sustentação da economia local. Lembrou a tradição de sua própria família, que ainda atua dentro do ramo e a importância da união dos esforços para a composição do APL, que virá trazer benefícios para todos. Salientou que o projeto teve também intensa participação da Câmara, especialmente da Presidência e do Vereador Márcio Costa.

 

O Prefeito Gilberto Garcia saudou a todos, dando boas vindas e desejando sucesso. Aproveitou para destacar a importância da parceria com o empresariado, que “vem nos ajudando a promover o desenvolvimento do Município”, disse. Falou sobre a importância de projetos futuros, especialmente no ramo de produção de mudas, afirmando que determinou à Secretaria de Desenvolvimento Integrado, que promova ações diretas, com o objetivo de captar investimentos, trazendo empresas para o município, interessadas na parceria rumo ao progresso de Nova Andradina.

 

Gilberto ainda destacou a participação de empresas que estão chegando, e as que já estão em Nova Andradina, produzindo e proporcionando empregos e renda. “Juntos é que podemos mais e por isso, conclamo a todos para que efetivemos este APL da Madeira, que é mais um instrumento de união de forças, que virá produzir seus efeitos altamente positivos, beneficiando a cidade e os empresários”, concluiu agradecendo a presença de toso.

 

Em seguida foi exibido um vídeo sobre o evento, e foram direcionadas perguntas para os diversos setores que comporão o APL. O Secretário Fábio conduziu os trabalhos, sendo que o Prefeito Gilberto Garcia pediu para se ausentar, em razão de compromissos no Gabinete.