Terra | 26 de abril de 2011 - 14:20

Cruzeiro é amplo favorito contra o Once Caldas

O colombiano Once Caldas receberá na quarta-feira em Manizales o Cruzeiro, time de melhor campanha na primeira fase e um dos favoritos para a conquista da Copa Libertadores da América, no jogo de ida das oitavas de final.

O time colombiano, campeão continental em 2004, aposta nos 2.270 metros acima do nível do mar para tentar equilibrar o jogo, programado para o estádio Palogrande.

O Once Caldas, treinado por Juan Osorio, se classificou para a segunda fase de maneira dramática e com uma campanha irregular, com apenas uma vitória e quatro empates no Grupo 1.

Para piorar, o time não conseguiu vencer em Manizales (280 km ao oeste de Bogotá). Somou apenas sete pontos, com sete gols a favor e oito sofridos.

A única vitória aconteceu na última rodada da fase de grupos: 2-0 fora de casa sobre o peruano Universidad San Martín. A classificação veio graças à derrota do San Luis do México por 2-0 para o paraguaio Libertad, primeiro do grupo.

Já o Cruzeiro, duas vezes campeão da Libertadores (1976 e 1997) e duas vezes vice (1977 e 2009), é o favorito para a conquista do título após a campanha espetacular na primeira fase.

A equipe treinada por Cuca foi a líder do Grupo 7, com cinco vitórias e um empate, 16 pontos de 18 possíveis. O time mineiro fez 20 gols e sofreu apenas um.

O ataque do Cruzeiro conta com a boa fase de Wallyson, Thiago Ribeiro, Roger e do argentino Walter Montillo.

O clube de Belo Horizonte, no entanto, terá dois desfalques na partida de quarta-feira: o lateral Pablo, com uma lesão muscular na panturrilha direita, e o atacante Thiago Ribeiro, com uma lesão de ligamento no joelho esquerdo.

Mas Cuca se mostrou otimista com os eventuais substitutos: o atacante Brandão e o lateral direito Vítor, reforços que foram inscritos na semana passada na Copa Libertadores.

"Tenho pretensões imediatas para Brandão. Ele é um jogador que vai abrir mais nossa equipe em campo", disse Cuca.

A partida está programada para as 19H50 locais (21H50 de Brasília) e terá como árbitro o peruano Víctor Carrillo, que será auxiliado pelos compatriotas César Escano e Jonny Bossio.

Escalações prováveis:

Once Caldas: Luis Martínez; Elkin Calle, Diego Amaya, Alexis Henríquez, Luis Núñez; Harrinson Henao, Claudio Mirabaje, Carlos Carbonero, Alexander Mejía, Wason Rentería e Dayro Moreno. DT: Juan Osorio.

Cruzeiro: Fabio; Marquinhos Paraná (ou Vítor), Gil, Mauricio Victorino, Gilberto, Leandro Guerreiro, Henrique, Roger, Walter Montillo, Wallyson e Brandão. DT: Cuca.