| 26 de abril de 2011 - 05:34

Banco abre linhas de crédito para pecuaristas prejudicados pelas chuvas

O Banco do Brasil divulgou linhas de crédito específicas para atender pecuaristas da região pantaneira de Mato Grosso do Sul prejudicados pelas chuvas. O anúncio foi feito pelo superintendente do Banco, Luiz Alves Pordeus Júnior, logo após reunião na tarde desta terça-feira (19) na Assembleia Legislativa.

O deputado estadual Marcio Fernandes (PTdoB), vice-líder do governo, foi um dos coordenadores do encontro na Assembleia, que pôs lado a lado representantes do Banco, e representantes dos pecuaristas, como a Acrissul (Associação dos Criadores do Mato Grosso do Sul) e Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul). O parlamentar é presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Políticas Rural, Agrária e Pesqueira.

Marcio Fernandes disse que é importante agora os pecuaristas tomarem conhecimento das linhas de crédito disponibilizadas pelo banco, para que possam ser beneficiados.

O superintendente do Banco do Brasil explicou que a instituição já disponibiliza duas linhas de crédito mediante convênio com o governo do Estado. Uma delas é destinada à retenção de matrizes, com prazo de oito anos e carência de até quatro e taxa de juros de 5% a 8,5% ao ano.

A outra linha mencionada é reservada para a remoção de bovinos provenientes do Pantanal, com prazo de dois a cinco anos e taxa de juros de 6,75% ao ano.

Com relação à agricultura, o superintendente disse que o banco disponibiliza linha de prorrogação para três safras para perdas de mais de 30%, de modo geral. Além disso, 21 municípios já estão sendo beneficiados com prorrogação de 180 dias, automática, caso a dívida vença até 30 de junho.