Portal Educação | 25 de abril de 2011 - 18:05

Acesso a banda larga avançou 51,5% em relação à 2010

A internet de banda larga parece ter cativado os internautas, dados da Telebrasil (Associação Brasileira de Telecomunicações), mostrando que o Brasil alcançou 38,5 milhões de pontos de acesso à internet em banda larga (fixa e móvel) no primeiro trimestre de 2011. Os números revelam um salto de 51,5% em relação à soma registrada no final de março de 2010.

Nas conexões em banda larga móvel, como modems portáteis, smartphones e outros dispositivos móveis de 3G (terceira geração) foram o que mais apresentaram crescimento, 77,7%, passando de 13,7 milhões para 24,4 milhões no mesmo período.

Já os acessos em banda larga fixa, com velocidades inferiores a 1 Mbps (Megabit por segundo), estão em baixa no mercado, no entanto, as conexões de 2Mbps representam 20% dos acessos e apresentam o maior ritmo de crescimento.

Outra observação da pesquisa é que as conexões em residências são as mais representativas, mais de oito em cada dez casas. Os números alavancam os índices nacionais e no mercado mundial o Brasil fica na oitava posição entre os países com acesso a banda larga da América Latina e em nono lugar entre os países com maior número de acessos fixos. “Ainda este ano de 2011, vamos presenciar uma expansão cada vez maior da banda larga no país”, ressalta o tutor de tecnologia do Portal Educação, Renato de Britto Nicodemos.