Dourados Agora | 21 de abril de 2011 - 10:24

Fórum rejeita instalação de usina nuclear em MS

O Formads (Fórum Permanente de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Mato Grosso do Sul) e o Fórum de Defesa do Pantanal divulgaram carta enviada aos parlamentares cobrando um posicionamento sobre a possibilidade de instalação de uma usina nuclear no estado. Mato Grosso do Sul foi incluído numa lista de estados onde serão realizados estudos para viabilidade de implantação de novas usinas nucleares. As entidades que compõe os Fóruns questionam essa possibilidade. Entre os argumentos apresentados para a rejeição à usina nuclear no estado estão a proximidade do Pantanal (70% do Pantanal estão em MS) e a existência do Aqüífero Guarani, que poderiam ser contaminados em caso de acidente.

Segundo Haroldo Borralho, do Cedampo (Centro de Documentação e Apoio aos Movimentos Populares) e um dos coordenadores do Fórum, o recente acidente no Japão mostra que a implantação de usinas nucleares precisa ser repensada, “principalmente levando-se em conta que o Brasil tem alternativas para a geração de energia, tais como a solar, a aeólica e a produzida por meio da biomassa.”

As entidades dos Fóruns querem que os parlamentares do estado assumam posição sobre o assunto publicamente. “A sociedade está preocupada com essa questão, nossos parlamentares não podem se omitir nesse debate. Esperamos que venham a público para se posicionarem sobre o assunto”.