Conjuntura | 20 de abril de 2011 - 15:51

OAB/MS alerta para falta de dados sobre segurança pública em MS

Entre os problemas que dificultam a melhoria da segurança pública em Mato Grosso do Sul está a falta de estatísticas sobre o assunto. É o que afirma o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul, Leonardo Duarte. “A questão é negligenciada há muito tempo em Mato Grosso do Sul, onde inexistem dados públicos acerca da segurança”, ressalta o presidente da OAB/MS.

Nos últimos dias, a falta de segurança pública têm sido discutida em âmbito nacional em razão da tragédia que aconteceu em escola do Rio de Janeiro, onde 12 crianças morreram e 13 ficaram feridas. No Estado, uma estudante de química foi violentada no campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Esses e outros fatos noticiados diariamente pela mídia demonstram que a violência está chegando a ambientes considerados “seguros”.

Outro problema apontado por Leonardo Duarte no combate à violência, não só nesses ambientes, mas em todo o Estado, é a ausência de denúncia por parte da população. “Grande parte das pessoas que sofrem roubos, assaltos e outros tipos de violência, especialmente próximos a universidades e escolas, sequer denunciam o fato à polícia”.

O presidente da OAB/MS afirma ainda que os locais onde ocorrem os crimes são os mesmos há muitos anos e o Estado não toma providências a respeito. “Altos da Avenida Afonso Pena, Praça Ary Coelho, Parque dos Poderes e Universidade Federal”, cita Duarte.