Correio do Estado | 20 de abril de 2011 - 06:19 ELEIÇÕES DE 2012

TRE vai iniciar cadastramento de eleitores para urnas digitais em MS

O objetivo é habilitar maior número de pessoas

Neste ano, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) realizará a segunda etapa do cadastramento biométrico de eleitores (impressão digital). 

O objetivo é habilitar maior número de pessoas para votar nas urnas com leitor biométrico já nas eleições municipais de 2012. Em 2008, esse tipo de urna foi testada no município de Fátima do Sul, região da Grande Dourados.

 O TRE-MS, espera cadastrar pelo menos 3% do eleitorado, que corresponde a 51 mil eleitores.O cadastramento será feito entre agosto e dezembro deste ano. Ainda não foram definidas quais as cidades e zonas em que o cadastramento será obrigatório. 

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as urnas biométricas diminuem as possibilidades de fraude na hora do voto, já que os eleitores cadastrados no sistema terão a urna liberada para votação por meio da impressão digital.

A expectativa é que até 2018 todos os municípios do País tenham urnas com leitores biométricos.   

Aluguel

O tribunal está procurando um imóvel para alugar na região central de Campo Grande com finalidade de atender aos eleitores que deverão passar pelo cadastramento.