Folha | 17 de abril de 2011 - 16:57

São Paulo empata, aproveita tropeço do Palmeiras e fica em 1º

O São Paulo só empatou com o Oeste neste domingo, por 1 a 1, em Mogi Mirim, pela última rodada do Campeonato Paulista, se aproveitou da derrota do Palmeiras para a Ponte Preta e terminou a primeira fase na primeira colocação, com o mesmo número de pontos que o rival, mas com uma vitória a mais.

Assim, o time tricolor garante o direito de definir os jogos da fase final em casa. O São Paulo vai enfrentar a Portuguesa nas quartas. O Oeste terminou em sexto lugar, com 30 pontos, e terá o Corinthians nas quartas.

O técnico Paulo César Carpegiani utilizou apenas três jogadores considerados titulares para a partida: Rogério Ceni, Rhodolfo e Lucas. E quem abriu o placar foi o adversário, com Reinaldo.

Depois do intervalo, Carpegiani mexeu no time, que ganhou mais mobilidade em campo e conseguiu o empate com Henrique, após passe de Lucas.

O JOGO

Os reservas do São Paulo foram a campo com o objetivo de impressionar Carpegiani. Por isso, o começo foi a todo vapor, com a velocidade justa para pressionar o adversário. Rivaldo se firmou com o principal armador ao jogar pelo meio.

Lucas abriu pela direita, enquanto Júnior César era uma opção pela esquerda. O toque rápido de bola fez abrir a defesa adversária. A primeira boa chance de gol surgiu aos 3min, quando Paulo Miranda quase fez contra.

Mas o São Paulo diminuiu o ritmo e o Oeste ganhou campo. Com tranquilidade, a equipe conseguiu abrir o placar aos 39min: Reinaldo recebeu bom passe de Dionísio e chutou forte na saída de Rogério Ceni.

O time da capital respondeu com Lucas, que tabelou com Rivaldo e chutou cruzado. A bola passou muito perto do gol de Gabriel. O São Paulo teve as melhores chances da primeira etapa, mas faltou caprichar nas finalizações.

A equipe tricolor caiu ainda mais de rendimento no começo do segundo tempo. Em ritmo lento, não conseguiu levar perigo ao gol de Gabriel. Descontente, Carpegiani sacou Edson Ramos, Rivaldo e Willian, e colocou Ilsinho, Marlos e Henrique. As substituições surtiram efeito.

Ilsinho colocou fogo no jogo: veloz, começou as melhores jogadas. Foi exatamente dos pés dele que saiu o gol de empate. O jogador achou Lucas pelo meio, que deu uma ótima assistência para Henrique marcar num chute colocado.

O gol intimidou o Oeste, que se fechou na defesa para garantir o empate. O São Paulo criou chances para vencer, mas não finalizou com qualidade. Dessa vez nem precisou, porque a equipe conseguiu terminar a primeira fase na primeira colocação mesmo com o empate.