Diário MS | 15 de abril de 2011 - 13:53

Esquadrilha da Fumaça se apresenta em Dourados dia 8

Dois pilotos da equipe da Esquadrilha da Fumaça estiveram em Dourados, ontem pela manhã, para vistoriar o Aeroporto Municipal ‘Francisco Mattos Pereira’. O objetivo da visita foi de verificar as condições de segurança necessárias para apresentação no próximo dia 8 de maio.

O evento será realizado pelo Aeroclube de Dourados, em parceria com Prefeitura.
Os pilotos, capitão Murillo Nagib de Oliveira Boery e tenente Fabrício Carvalho, da equipe da Força Aérea Brasileira, consideraram a estrutura do aeroporto favorável às apresentações da Esquadrilha e avaliaram a aparelhagem técnica positiva para o evento.

“A pista é bem conservada e por se tratar de um aeroporto existem todas as condições necessárias para os vôos”, avaliou o tenente Carvalho.

A equipe tem sede na Academia da Força Aérea, na cidade de Pirassununga (SP). Os dois pilotos aterrissaram em Dourados, às 9h30 de ontem, na aeronave ‘número 1’, que é pilotada pelo comandante da equipe.

De acordo com o presidente do Aeroclube, Donizete Veríssimo, a expectativa de público é de 40 a 60 mil pessoas, considerando que a última apresentação da Esquadrilha da Fumaça em Dourados foi em 1996. “Estamos otimistas para este evento, sendo, que em a última vinda desta equipe em 2009 não foi possível realizar os vôos devido às condições meteorológicas”, afirmou Donizete.

Segundo o capitão Boery, deverão se apresentar no próximo mês, oito aeronaves de vôo, sendo uma reserva.

A apresentação tem duração de 40 minutos e narrada com locutor próprio. Normalmente são exibidas 22 sequencias de manobras em equipe e 55 individuais, entre loopings e outras acrobacias que encantam o público.

Ao todo a Esquadrilha da Fumaça é formada por 13 pilotos, que se revezam em sete posições de vôo a cada demonstração. Em circuito breve, como em Dourados, a equipe se desloca normalmente com 16 militares, sendo oito pilotos (oficiais) e oito mecânicos (suboficiais e sargentos). Apenas um dos pilotos não participa da demonstração, pois fica responsável pela locução, juntamente com o auxiliar mecânico.

iniciaCorpo("12;11;14;12;16;13;18;14");