Assessoria de Comunicação | 14 de abril de 2011 - 15:06

IFMS visita cooperativa de Nova Andradina em busca de parcerias

Durante sua passagem por Nova Andradina esta semana, o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, Marcus Aurélius Serpe, se reuniu com representantes da Cooperativa Agroindustrial do Vale do Ivinhema Ltda (Coopavil), com sede no município há 30 anos. O encontro serviu para sinalizar uma possível parceria entre o Instituto e a cooperativa. Na reunião, Serpe esteve acompanhado pelo diretor do campus Nova Andradina, José Junio de Souza.

As atividades realizadas em conjunto incluiriam o apoio técnico do IFMS à cooperativa que, em contrapartida, disponibilizaria propriedades, vinculadas aos cooperados, para a realização de atividades práticas dos alunos do curso de Agropecuária. Em uma das primeiras ações discutidas, os profissionais da cooperativa receberiam orientações dos servidores do campus Nova Andradina sobre a topografia da região.

“A Coopavil passa por um processo de reconstrução e o Instituto pode ajudar fornecendo ferramentas aos produtores, principalmente no que diz respeito à assistência técnica”, destaca o diretor-presidente da cooperativa, Hernandes Ortiz.

Ele também se coloca à disposição para intermediar a relação entre o IFMS e os cooperados, disponibilizando espaço para a atuação de estudantes e professores e os trazendo para dentro da propriedade familiar.

O reitor, por sua vez, ressalta que a parceria viria ao encontro da missão do IFMS, que é colocar o Instituto a serviço da comunidade, por meio de projetos de extensão. “Como um Instituto tecnológico, faremos o que estiver ao nosso alcance para auxiliar no desenvolvimento dos produtores locais, estreitando relações com a comunidade e difundindo o conhecimento” afirma Serpe.