| 13 de abril de 2011 - 06:52

Ministério dá sinal verde para desenvolver fronteira de MS

O Ministério da Integração Nacional deu sinal verde a projetos de desenvolvimento econômico de 11 municípios sul-mato-grossenses localizados próximos a fronteira com o Paraguai.

Em reunião com o secretário de Desenvolvimento do Centro-Oeste, Marcelo Dourado, ficou acertado que o Governo federal apoiará iniciativas que apontem para diversificação da atividade econômica na região.

De acordo com o senador Waldemir Moka (PMDB), o ministério considerou “interessante e viável” o projeto apresentado pelo chefe geral da Embrapa de Dourados, Fernando Mendes Lamas, com diagnóstico do potencial produtivo da fronteira.

“Detalhamos os principais fatores limitantes à produção agrícola na faixa de fronteira, considerando o solo, os índices de chuva e o risco de ocorrência de geadas”, afirmou Lamas, que participou da audiência em Brasília, na companhia do senador Moka.

Segundo Lamas, ações organizadas e articuladas podem contribuir para a melhoria do nível de renda dos produtores de Mundo Novo, Japorã, Sete Guedas, Iguatemi, Eldorado, Ponta Porã, Aral Moreira, Caracol, Bela Vista, Paranhos e Coronel Sapucaia.

Mundo Novo saiu na frente dos demais municípios ao desenvolver projeto para piscicultura. O Ministério da Integração Nacional assumiu o compromisso de viabilizar recursos para a instalação de um frigorífico dentro dos padrões sanitários exigidos.

“Também foram discutidas alternativas para a região destacando-se a produção de leite, criação de suínos, cultivo da mandioca, a ovinocultura e a silvicultura para a produção de madeira”, acrescentou a assessora de Orçamento de Moka, Cornélia Manes.

De acordo com o chefe da Embrapa em Dourados, a empresa pretende atuar em parceria com o Governo do Estado para transferir tecnologias a projetos de capacitação da mão-de-obra com vistas ao desenvolvimento sustentável da região da fronteira Brasil-Paraguai.