Assessoria | 12 de abril de 2011 - 17:38

Tempo de atendimento é principal problema do SUS, diz ministro

Começou há pouco a audiência pública da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. O ministro afirmou que os desafios enfrentados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) não são muito diferentes dos enfrentados em outras nações. “Nosso principal problema, que é igual ao dos outros países que têm um sistema público, é o tempo de espera para o atendimento”, disse.

Padilha defendeu que há uma diferença grande entre a visão de quem é atendido pelo SUS e de quem não é. Ele citou uma pesquisa segundo a qual pacientes do sistema classificaram o atendimento como “bom” em 58% das vezes e “muito bom” em 13%. Em 22% das ocasiões, o serviço foi considerado “ruim”, e em 7% “muito ruim”.

 

O ministro ressaltou que são feitos 3,5 bilhões de consultas e procedimentos ambulatoriais, e 11 milhões de internações por ano. De acordo com ele, o SUS precisa ser reformulado para dar conta das mudanças que a sociedade brasileira vem passando desde que o sistema foi previsto na Constituição de 1988. “A mudança provocada pela redução da taxa de natalidade e o aumento da expectativa de vida modificam as prioridades com o crescente envelhecimento da população”, lembrou.