Capital News | 12 de abril de 2011 - 15:46

Vendas no comércio de MS aumentam em 7,1%, aponta IBGE

As vendas do comércio varejista de Mato Grosso do Sul aumentaram 7,1% em fevereiro deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, conforme os dados da Pesquisa Mensal do Comércio divulgada nesta terça-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em janeiro, o Estado registrou um acréscimo de 5,3% nas vendas em relação a janeiro de 2010.

De acordo com os dados do IBGE, Mato Grosso do Sul acumula incremento de 6,2% nas vendas no primeiro bimestre e de 12,8% nos últimos 12 meses. Embora a média nacional esteja acima do registrado no Estado, em fevereiro registrou aumento de 8,2% em relação ao mesmo período do ano passado e um crescimento 0,4% menor em relação as vendas de janeiro (8,3%).

Ainda segundo os dados, o Estado de Tocantins apresentou a maior alta nas vendas do comércio varejista em fevereiro (31,1%) e Sergipe teve o menor índice de crescimento no faturamento (1,3%).
Três das dez atividades pesquisadas pelo IBGE obtiveram resultados positivos para o volume de vendas, que são: tecidos, vestuário e calçados (1,4%); outros artigos de uso pessoal e doméstico (1,4%); e combustíveis e lubrificantes (0,1%).

Já as variações negativas ficaram por conta dos hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,3%); veículos e motos, partes e peças (-1,1%); artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (-1,4%); material de construção (-1,5%); móveis e eletrodomésticos (-2,8%); equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-3,1%); e livros, jornais, revistas e papelaria (–4,7%).