15 de dezembro de 2004 - 16:36

Escola estadual de Rio Brilhante ganha prêmio Nestlé

A escola estadual Fernando Corrêa da Costa, de Rio Brilhante, conquistou em novembro o prêmio Viagem Nestlé pela Literatura 2004, na categoria ensino médio da região Centro-Oeste, com o texto “Leitura e releitura de eus, versos e vidas”. O trabalho da Fernando Corrêa da Costa ficou entre os 10 melhores do País, num universo de 12.000 produções escolares apresentadas.

A festa de premiação está prevista para acontecer no início de 2005, em São Paulo. A participação vitoriosa rendeu à escola um troféu, R$ 10 mil ao professor que coordenou a equipe e R$ 1 mil aos 20 estudantes do terceiro do ensino médio matutino. Para o professor Denílson Alher responsável pelo projeto da escola de Rio Brilhante, a conquista foi muito significativa. “Esta é a sexta vez que participo do concurso e a felicidade de tê-lo ganhado é incrível. Acredito que tudo contribuiu para esta vitória: os alunos, a direção, a vontade de vencer de todos”, afirma.

Concursos como o da Nestlé, segundo Denílson, despertam o interesse do aluno em entender o que é e qual a importância da literatura para a sociedade, além de contribuir para aprimorar a produção textual. “O concurso proporciona ao aluno aulas mais livres. Consegue fazê-los produzir livremente e entender melhor a importância da literatura”, acrescenta.

Criado em 1999, o projeto educacional/cultural Viagem Nestlé pela Literatura objetiva a realização de um trabalho de capacitação do professor e de construção de leitores analíticos, estimulando o gosto pela leitura e o pensamento crítico.

Premiação - Os trabalhos vencedores foram divididos em duas modalidades: de ensino fundamental (com a participação de alunos da 8ª série) e de ensino médio. Enquanto na primeira modalidade a participação de estudantes poderia variar de quatro a dez, no ensino médio a equipe poderia ter de 4 a 20 integrantes.

De acordo com o professor Denílson Alher, quando os alunos souberam dos resultados não se contiveram de tanta alegria. “Mais da metade dos alunos já passou nos vestibulares e muitos não tinham dinheiro para fazer a matrícula - o prêmio caiu do céu. É importante lembrar que indicamos 20 alunos para participarem do prêmio, mas toda a sala, composta por 26 estudantes, colaborou para o produto final”, acrescentou.

Os resultados do Prêmio Viagem Nestlé pela Literatura foram divulgados na Revista Época de 27/11/2004 (data de capa 29/11/04 - edição nº 341) e via internet, no site da Nestlé www.nestle.com.br/viagem. Veja, abaixo a relação dos alunos que ganharam o concurso:
1- Adriana dos Santos Gomes;
2- Aline Alves dos Santos;
3- Ana Carla Coelho Moraes;
4- Ana Cláudia Brito Conceição;
5- Caio Martingnon Sevilhano Mendes;
6- Clara Carolina Scherer Bender;
7- Cláudia Amorim Sanchez;
8- Denicar Lima Nascimento Fabris;
9- Eduardo Araújo Teleken;
10- Eliane Coene Rolon Portinho;
11- Elias da Silva Paixão;
12- Fagner Junior dos Santos Silva;
13- Gabriel Alexandre de Melo Silva;
14- Geórgea Ribeiro da Silva;
15- Giane Siebauer Rapachi;
16- Guilherme Soares Zirondi;
17- Ivanilton de Lima Amaral Junior;
18- Janaina Corrêa Pinheiro;
19- Orlen Luís Rapachi;
20- Oséias de Campos Oliveira.
 
 
Agência Popular