| 11 de abril de 2011 - 16:08

China abre mercado para carne suína brasileira, diz ministério

O ministro da Agricultura, Wagner Rossi, foi comunicado nesta segunda-feira pelo o ministro da Administração-Geral de Qualidade, Inspeção e Quarentena da China, Zhi Shuping, da decisão tomada pelo governo chinês em abrir seu mercado para a carne suína brasileira. Com a decisão, o Brasil venderá o produto pela primeira vez aos chineses.

Segundo nota publicada na página do Ministério, três frigoríficos nacionais exportadores de suínos foram liberados inicialmente pelo governo chinês. Cinco meses antes, uma missão chinesa veio ao Brasil para inspecionar 13 indústrias.

Segundo o ministro, a abertura mostra a "pujança do crescimento chinês mostra o potencial do comércio agropecuário bilateral". Em nota, Rossi afirma que a aprovação das indústrias de suínos do Brasil cumpre "parte da missão" dada pela presidente Dilma Rousseff na tentativa de "ampliar a venda de produtos de maior valor agregado". O ministro, que integra comitiva presidencial, desembarcou nesta segunda em Pequim.

Ainda de acordo com o ministério, desde 2008, a China é o principal comprador de produtos agropecuários brasileiros. Neste período, as exportações brasileiras para a China cresceram 214%, saindo de US$ 3,5 bilhões em 2007 para US$ 11 bilhões no ano passado.