Governo do Estado de Mato Grosso do Sul | 11 de abril de 2011 - 14:58

Vale-Universidade divulga relação das instituições parceiras do Programa

O Programa Vale-Universidade foi criado para beneficiar jovens de Mato Grosso do Sul que sonham em cursar uma faculdade e não possuem condições financeiras.

Desde 2007 até este ano já foram beneficiados com o programa cerca de três mil estudantes.

Com esse propósito, a Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) firmou convênio com 21 instituições de ensino superior públicas e privadas que serão parceiras do programa de abril de 2011 a março de 2012.

O governo do Estado, através do Vale-Universidade, oferece benefício social para os estudantes matriculados em cursos presenciais.

O processo seletivo acontece uma vez por ano e possui alguns critérios, como o acadêmico possuir renda individual igual ou inferior a R$ 950 e renda familiar mensal de até R$ 2 mil, além de estar matriculado em curso presencial de bacharelado ou licenciatura autorizado pelo Ministério da Educação (MEC).

O Vale-Universidade abrange instituições públicas e particulares de Mato Grosso do Sul, sendo que é realizado um processo seletivo como forma de escolha dos acadêmicos inscritos.

Para os acadêmicos que estiverem estudando em uma faculdade particular e ingressarem no programa, o desconto na mensalidade será de 70%.

Já para os participantes que estudam em uma universidade pública, será concedido um benefício referente à média aritmética, sempre levando em conta os valores de cursos oferecidos pelas instituições particulares.

As universidades conveniadas neste período são: Aems, Fachasul, Facsul, Fad, FAP, FAPP, FCG, Fecra, Funlec, Magsul, Santa, Tereza, UCDB, UEMS, UEMS-Indígena, UFGD, UFMS, Unaes I, Unaes II, Uniderp, Uniderp II e Unigran.