Agrosoft | 8 de abril de 2011 - 09:06

Tempo nos próximos dias favorece a colheita de cana-de-açúcar no Brasil

Chegou a época da colheita de cana-de-açúcar, mas as precipitações que ocorreram nessas últimas 24 horas sobre o Estado de São Paulo prejudicaram o inicio da colheita da cana de açúcar, que estava prevista para começar no dia 4 de abril de 2011.

A previsão é que a produção total para essa safra ficará em torno dos 568 milhões de toneladas, mas esse número poderá sofrer reduções.

De acordo com o agrometeorologista da Somar Meteorologia, Marco Antônio dos Santos, a estiagem entre abril e outubro de 2010 e as temperaturas durante a primavera e o verão devem influenciar o resultado final da produção.

"A região centro-sul do Brasil, ficou com os termômetros abaixo da média, devido aos diversos dias nublados, e isso interfere diretamente no crescimento e formação da cana", explica Marco.

Agora para essa semana, a previsão é que já a partir do dia (06/04/11) o tempo abre em todas as regiões de São Paulo, sul de Minas Gerais, sul de Mato Grosso do Sul e norte do Paraná, o que dará condições à colheita.

E essas condições se manterão até pelo menos dia 15, quando uma frente fria avança pela região e volta a ter uma condição de mais nebulosidade, tempo instável e chuvas.

ABRIL COMEÇA COM CARA DE OUTONO

O mês de abril começa com um padrão típico do Outono. Isso porque, no no Sul do Brasil, o tempo volta a se firmar com ligeiro declínio da temperatura, o que deve beneficiar a conclusão da colheita da soja no Rio Grande do Sul e no Paraná.

Na Região Sudeste e Centro-Oeste, o avanço de uma nova frente fria volta a causar chuvas, o que deve prejudicar ainda mais o processo de colheita da soja e retardar o início do corte e moagem da cana-de-açúcar no Estado de São Paulo.

Porém, de acordo com os meteorologistas da Somar, esta frente fria avança no decorrer da semana para o Nordeste e o tempo deve se firmar também em São Paulo e Mato Grosso do Sul, indicando uma redução de chuvas e predomínio de tempo seco para o restante do mês.

No Nordeste, as chuvas permanecem mais concentradas no norte da Região, beneficiando diretamente os Estados do Maranhão, Piauí, Ceará e o Rio Grande do Norte.

Já no interior da região as chuvas continuam muito irregulares e mal distribuídas.

ARGENTINA

Abril começa com período seco sobre grande parte do território argentino. Segundo a Smar Meteorologia, o calor começa a diminuir aos poucos, mas ainda sem previsão de frio extremo.

Para os agricultores quem não depende mais de chuvas para fechar ciclo das lavouras, de um modo geral a condição climática daqui para frente vai favorecer a fase de colheita.

A tendência para abril é de uma condição típica do outono, predominando tempo seco e ligeira queda na temperatura noturna.

Ainda devido à influência final do fenômeno La Niña, as frentes frias devem passar mais pelo Oceano Atlântico, causando chuvas fracas somente na faixa leste do país